quarta-feira, 21 de abril de 2010

Bullying

Eu acho que a pior coisa da violência é o dano psicológico. De qualquer tipo de agressão que possamos falar, as marcas deixadas na mente e na auto estima da vítima são as mais difíceis de cicatrizar e superar. E uma forma de violentar alguém, muitas vezes sem nem encostar nele é o bullying.

Ok, o termo parece complicado, mas nada mais é do que excluir ou agredir alguém por seu jeito ou aparência física, fazer com que ela se sinta diminuída. Os filmes de colegial americano estão lotados de exemplos. Quem já viu o seriado Glee sabe que os membros do coral levavam raspadinhas na cara quase todos os dias. Na maioria dos filmes, as garotas que não eram líderes de torcidam não eram consideradas boas os suficiente para sequer recebr um "bom dia", quando não eram publicamente ofendidas e humilhadas pelas "garotas populares".

Pensando assim, pode até parecer bobo, mas tente se colocar no lugar de que está sofrendo o bullying. Estudos demonstraram que quem pratica esse tipo de violência, na maioria das vezes entende e sabe como o outro se sente e se aproveita disso. No Brasil, a principal forma de violência entre os adolescentes é o xingamento, geralmente relacionado com a aparência do aluno, o que gera danos graves na auto-estima. Mesmo que seha um comentário "aparentemente inocente" sobre os óculos ou o modo de arrumar o cabelo, até mesmo o caimento do uniforme, ou porque ela não tem uma bolsa da Kipling (só um exemplo, nada contra. Na minha época de colégio era tudo ter qualquer coisa com um macaco dependurado).

Portanto, dois recados. Primeiro: se você sofre com o bullying, se é excluída ou mesmo recebe agressões verbais e até físicas, não se cale. Converse com um professor de confinça, dieretor ou picólogo da sua escola. Quanto mais o tempo passar, piores as coisas vão ficar. Segundo: se você pratica o bullying, em qualquer nível, pare. Ninguém merece sofrer agressões por qualquer motivo que seja. Seja como for, seja qual for a sua opinião sobre essa pessoa, ela é um ser humano, merece no mínimo respeito e mesmo um "piada inocente" pode sim e causa danos permanentes na auto-estima.

Agradecimento especial pra Lena, que me mandou os dados e ainda me deu a dica do assunto. Valeu! ^^

2 comentários:

Lena disse...

Lí, abordar este tema é de extrema importância porque não são todas as pessoas que lidam bem com críticas ou que levam na brincadeira um comentário supostamente maldoso. Muitas vezes, um comentário sobre o tamanho do nariz, ou a armação do óculos, ou a profissão do pai pode nos fazer perder dias de sono, porque tornamos aquilo o centro de nossas vidas. Mas será que um dia perceberiamos o tempo perdido que poderiamos ter gasto falando de nossas qualidades??

Bruna disse...

Concordo! Adorei a postagem, bullying é uma coisa horrível.

 
Copyright Garotas de Verdade 2009. Powered by Blogger.Designed by Ezwpthemes .
Converted To Blogger Template by Anshul .