domingo, 11 de setembro de 2011

Post de domingo - Resposta

Bom, esse post vai ser um pouquinho diferente daqueles que eu costumo fazer. Eu recebi alguns comentários anônimos nas postagens e lendo e refletindo sobre eles, acho que meu intuito aqui com o blog não ficou muito claro.

Vamos esclarecer algumas coisas, ok? Sim, eu sou apaixonada por moda - e moda de alta costura e tendências; assino revista de moda, acompanho blogs de moda... é um assunto que me interessa; ponto. Sim, se você me perguntar, eu sei te falar sobre esse assunto, e se você quiser saber o que vai ser usado no próximo inverno, sendo que o verão mal chegou, sim eu sei te dizer. Como eu disse, esse é um assunto que me interessa, como um passatempo ou hobbie. Mas, por mais que eu me divirta muito com tudo isso, não, esse blog não é sobre isso.

Me perguntaram o que esse blog tem a acrescentar. Existem muitos blogs que tratam de moda e muitos até que tem um formato parecido com o Garotas de Verdade - moda de rua. Então, pra que criar mais um? Simples, a minha intenção aqui, como já dito, não é discutir moda. O meu principal objetivo é mostrar como não é preciso submeter-se a esse padrão de beleza vigente nos dias de hoje pra se sentir bonita. Mostrar como é possível ser você mesma, com o corpo e o estilo que você tiver, e se sentir bem com a sua aparência.

E eu escolhi a moda de rua por esse ser um meio de mostrar garotas e mulheres que, sendo altas e magras, baixinhas e gordinhas, loiras, morenas ou ruivas, com cachos ou de cabelos lisos, saem todos os dias de casa buscando se sentir lindas. E, independente da forma dos seus rostos, cabelos e corpos; independente do que "a moda manda" ou até mesmo usando elementos da mesma, encontram o seu próprio jeitinho de mostrar quem são através do que estão vestindo. É assim que eu encaro a moda de rua: uma expressão de quem aquelas pessoas são.

Não vamos ser hipócritas, ok? Eu sou a primeira a concordar que existem coisas mais importantes do que a aparência. Mas eu também vou ser a primeira a concordar que, no mundo onde vivemos, a nossa aparência fala muito alto e que, infelizmente, às vezes fala tão alto que impede que as pessoas vejam outras coisas mais importantes, como inteligência e caráter. E acredito que vocês vão concordar comigo: a primeira impressão, por mais que depois você descubra o que está por baixo da carcaça, fica. Algumas vezes, a maneira mais eficiente de lutar contra algo que você discorda, não é atacando-o de frente, mas usar a cabeça e as estratégias do seu "inimigo" contra ele mesmo. Se o mundo olha pra sua aparência antes de ver seu caráter, use a sua aparência pra dizer quem você é.

É claro que em alguns momentos eu falo de tendências aqui. Como já dito, é um assunto que me interessa, e é sim um viés na minha maneira de expor o conteúdo. Mas o mais legal sobre as tendências é que, enquanto a gente acha que o que está nas passarelas é que dita o que sai nas ruas, na verdade é o que está nas ruas que serve de inpiração para o que vai sair nas passarelas. Quem faz a moda são as pessoas que estão por aí, andando pelas ruas, se expressando através das suas roupas.

Então, se você acha moda uma futilidade, eu respeito a sua opinião. Cada um tem o direito de escolher pra si os assuntos e contextos que lhe são relevantes, e bom, ninguém tem absolutamente nada a ver com isso. Mas eu busco fazer um trabalho sério que faça diferença. E acredite, faz. Ver o sorriso no rosto das meninas que eu fotografo já me vale tudo. Eu quero mostrar gente de verdade, porque modelos e photoshop a gente vê todo dia. Mas não é em imagens assim que eu quero me espelhar, não é em pessoas assim que eu quero me inspirar. Eu quero ver gente de verdade, que tem suas neuras e manias, que nem sempre acorda com o cabelo bom, mas dá o seu jeito de ser linda. Eu quero ver gente, que apesar de toda a pressão e toda neura desse mundo, aprende a lidar com isso, sem deixar de ser quem é; eu quero ver garotas de verdade.

3 comentários:

Anônimo disse...

Boa Lih!!! Mandou bem, boa resposta !!! Vc tem ajudado e muito pessoas que tem dificuldade com a auto imagem, tem ajudado a se sentirem bonitas sem perder a essência! bjs

Anônimo disse...

hum, muito grande a sua resposta, fiquei com um pouco de preguiça de ler tdo, desculpe, mas acho que entendi. Não se trata de futilidade querida, qualquer mulher que se curta vai curtir saber dessas coisas q vc posta e indica e etc etc etc... Oq eu quis era provocar reflexão, jamais conflito, se alguém interpretou dessa forma paciência, rs, aliás, a raiva, desconforto tb traz reflexão.Concordo sobre a aparência ser nosso cartão de visita, aliás, só nos aproximamos de quem nos chama atenção fisicamente, dizer isso não é ser hipócrita... Hipocrisia seria ignorar isso e até mesmo a moda que a envolve.
Continue seu trabalho e como dica gostaria de sugerir um post sobre algo que relacionasse moda de rua com a violência que a mulher sofre.Não sei se isso é possível, foi uma ideia que me veio agora, mas talvez seja algo como vaidade...
FicaDika!.
Ah e assino como anônimo pq acho chique...hauahaua
Abraço...Bom trabalho.

Anônimo disse...

Querida Lívia.
Obrigada. Obrigada por mostrar de todas as formas possiveis como todas nós somos lindas. Da nossa maneira, mas somos lindas.
Por nos mostrar que não é preciso usar 36 pra se sentir magra, ser bilhonária pra estar na moda, usar 30 quilos de maquiagem pra ficar bonita, usar roupas vulgares pra se sentir sensual, ter o cabelo louro, liso e longo, ou mesmo tentar ser uma outra pessoa pra ser aceita.
Obrigado por fazer com que eu e mais várias meninas nos aceitassemos do nosso jeito, sem precisar de fotoshop. Obrigada, principalmente, por ser também uma garota de verdade.
A começar por mim, você já ajudou muito. E torço muito mesmo pra que você continue tendo muito sucesso aqui no Blog, pra ajudar mais vaaaarias meninas.
Firme e forte, cIerto?
beijos.

 
Copyright Garotas de Verdade 2009. Powered by Blogger.Designed by Ezwpthemes .
Converted To Blogger Template by Anshul .